terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os meus filmes do ano - III

Cara Gabriela Mistral, "As vidas dos Outros" mereceria sem dúvida ser o filme número um... se o tivesse visto pela primeira vez este ano. Vi o filme ainda em Leipzig, em Março de 2006 (se não estou em erro), e só por isso é que não o incluí aqui. Muito a propósito, o terceiro filme desta rubrica é também alemão, e é protagonizado também por Ulrich Mühe, actor que dá vida a Gerd Wiesler (agente que vigia a dupla amorosa em "A Vida dos Outros"). Para choque de todos, o actor faleceu este Verão na Alemanha, vítima de um cancro no estômago.
Em "Mein Führer" veste a pele de um judeu a quem Hitler pede ajuda para o recuperar da depressão em que se encontra por ver o país a ser devastado, e ao qual incumbe a tarefa de escrever o famoso discurso de Janeiro de 1945, em que Hitler surgiu proclamando a força inquestionável do Reich, apesar de o país estar praticamente vencido.
A comédia suscitou alguma polémica na Alemanha, como já se esperava. A experiência de ver este filme numa sala de cinema em Leipzig (em Fevereiro deste ano) foi extremamente oportuna. Na própria sessão a que eu fui, assisti a pessoas a morrerem de riso, outras a protestarem, e outras simplesmente pasmando, com certeza questionando: "Já é suposto eu rir-me disto? Ou ainda é muito cedo?"
"Mein Führer - A mais verdadeira das verdades sobre Adolf Hitler" é uma provocação imperdível, e que espero ainda poder ver estrear nas nossas salas.
Peço desculpa pelo trailer sem legendas, mas foi o único que encontrei.

Sem comentários: