segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os meus filmes do ano - II

SOPHIE SCHOLL - os últimos dias

O filme é de 2005, apesar de o ter visto pela primeira vez este ano. Sophie Scholl é uma das heroinas alemãs do século XX, tendo pertencido ao movimento "Rosa branca" ("Weisse Rose"), formado em 1942, que se insurgiu contra o regime do Terceiro Reich. A minha homenagem dirige-se mais especificamente à própria Sophie Scholl do que ao filme que retrata os seus últimos dias, em que ela e o irmão são capturados quando tentam lançar folhetos anti-nazis na Universidade de Munique, acabando por ser condenados à morte.
A força incrível da jovem, tão bem revivida por Julia Jentsch, é simplemente impressionante. Grande parte do filme centra-se nos interrogatórios feitos a Sophie por funcionários nazis, e são baseados em transcrições dos interrogatórios originais. A resistência mostrada por Sophie é extenuante, e deixa-nos em pulgas por um final vitorioso, que de antemão sabemos não ter existido.
É justa a homenagem a Sophie Scholl, e é dolorosa a sensação de que a jovem é a única que vê a situação do seu país com os mesmos olhos com que nós vemos agora todo o fenómeno do nazismo. Uma solitária, que em conjunto com os pares do seu movimento, tenta abrir os olhos a um país convencido de que o clima de terror e guerra é uma consequência natural do seu poder nato, e logo, aceitável.

1 comentário:

Mistral disse...

Posso adivinhar o terceiro melhor filme do ano, posso posso??
A vida dos outros.
Eu até acho que devia ser um prémio ex aequo com o primeiro, mas isto sou só eu com a mania de achar coisas.