terça-feira, 4 de setembro de 2007

Primeiras impressões

Não é fácil entrar numa escola onde nos vão ser entregues alunos. Não quando é a primeira vez. Nestes dois primeiros dias o balanço é extremamente positivo. Há um sentimento de pertença a um colectivo que me agrada, e que me tem ajudado a entrar lentamente no sistema de burocracias necessários para a preparação da leccionação de aulas. Só para dar uma ideia, vou enumerar o que já fizemos até agora (eu, as minhas colegas de estágio e as coordenadoras de estágio de ambas as línguas - inglês e alemão).

1. conhecemos a escola (no meu caso já a conhecia como aluno), e isto inclui, apresentarmo-nos a todo o pessoal que nestes dias tem estado lá presente, docente e não docente. Entres estes estão professores de outras áreas que não as letras (e em específico o meu departamento - inglês e alemão) e os actuais membros do Conselho Executivo.

2. conhecemos material organizativo dos anos anteriores, respeitante à leccionação de inglês e alemão. Por material entende-se a planificação do ano lectivo, os manuais adoptados, e os manuais de recurso para material diverso.

3. mantivemos longas conversações com as diferentes coordenadoras sobre como abordar os alunos. Noções básicas de indisciplina, de como iniciar a relação com eles, e quais as melhores formas.

4. conhecemos mais de perto as turmas a que vamos leccionar, pelo menos as que já pertenciam a estas coordenadoras nos anos anteriores. Ficámos a saber sobre as características dos alunos e os resultados obtidos por estes em anos anteriores. Que casos melhorar? Que casos tratar com cautela? etc

5. discutimos a nível informal que ideias podem ser postas em prática no que concerne actividades dinamizadoras não só das turmas a leccionar como também a escola em geral.

6. opinámos sobre as áreas temáticas que vamos abordar, de acordo com o previsto no programa das disciplinas e dos manuais pelos quais nos poderemos guiar.


Por agora está tudo a andar a bom passo. E estou entusiasmado sobre os desafios que aí vêm.

Sem comentários: