sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Humm

Longe vão os dias em que todos ouvimos pela primeira vez a canção dos Toranja que nos conquistou. Sim, porque a piada do "ah, o toranjo resolveu pegar num monte de palavras e juntá-las numa música" não pega. Todos devemos admitir que andámos com a letra da Carta na cabeça, e que, naquela altura, todos gostámos da inovação que o autor, queiramos ser honestos, trouxe para o panorama musical português (salvaguardando, obviamente, as semelhanças com Jorge Palma, mas essas já têm o estatuto de "facto", não nos cabendo por isso entrar em discussões sobre o assunto).
Sei, igualmente, que todos nós nos arrependemos desses longos dias (quiçá noites) em que ouvíamos a música, e cantávamos em uníssono com o rapaz, sorrindo e pensando em quão agradável resultavam os dois simples acordes da canção a acompanhar uma tão heart-breaking declaração de amor. Todos nós ganhámos juízo, entretanto, e a toranja ficou para a história.
O facto de que esta canção conseguiu arrancar-nos emoções tão extremas como o espectáculozinho ridículo no carro a cantar "numa chama minha e tua" e o agora extremo ódio a um passado tão vergonhoso como é o tempo da nossa vida em que vibrámos com esta canção, este facto, dizia eu, pode causar injustiças na avaliação da nova canção de Tiago Bettencourt. Porém, uma coisa é certa: acho a música estranha, à falta de adjectivo melhor. A suposta originalidade da canção põe a própria originalidade em causa, levando-a a tocar o bacoco. Não sei que pensar. Pelo menos o rapaz teve a coerência de chamar à canção "Canção Simples". Nada mais acertado.
Assumo, no entanto, que esta música se me tornou um tanto ou quanto pouco séria, a partir do momento em que a ouvi, ainda desconhecendo a original, a versão de uma amiga, que temo ter cortado de raiz qualquer gozo que eu poderia vir a ter ao ouvir esta música. Quiçá a culpa seja dela, e não do Tiago?

5 comentários:

siga bandido disse...

Devia levar c um sol na testa pra ver se se calava :p
Comecei a ver o clip e, não sei se foi por ter acabado de acordar de uma bela siesta, mas é uma imitação rasca do genérico da Rua Sésamo! Só falta o poupinhas macabro lá no meio (tipo pedobear :p) Ora vejam as semelhanças em http://www.youtube.com/watch?v=LukSjAcK8VQ

siga bandido disse...

http://www.youtube.com/watch?v=44-eTs4qU54&mode=related&search=


depois do comentário anterior, comecei a procurar coisas da rua sésamo... esta bate tudo! Objectivo: formar VACAS :p

The Perfect Drug disse...

O concerto dos Toranja, que vi na Queima de Famalicão, foi o pior espectáculo da minha vida. E esta música dá-me vómitos...

luisch disse...

Meu Deus! É mesmo verdade! O Tiago Bettencourt quer mesmo ser o novo Poupas!

Mistral disse...

Adorava ouvir a versão dessa amiga. Acho que deve favorecer a canção em larga medida. Tens uma amiga brutal, deixa-me dizer-te. Ela só nao foi para a família superstar porque os pais são uma nódoa a cantar, sabes bem disso. Ela, não. Ela vai muito longe.