segunda-feira, 3 de setembro de 2007

E a três de Setembro de dois mil e sete...

...começa um novo ciclo. E é aqui que vou dar voz às ocurrências da minha vida de professor, e não só. Os recomeços são sempre difíceis, mas é com tranquilidade que as coisas acabam por surgir. As dúvidas quanto a esta profissão vão desaparecer ou aumentar com este ano lectivo, e espero que este espaço - o MEU quadrado - seja uma maneira de me orientar a mim e aos outros sobre o que se vai passando na minha vida.



Neste início de ano escolar encontrei-me por acaso com uma expressão tão tranquilizadora quanto alucinante. "It is all right to be me".



É o que veremos.

1 comentário:

António disse...

Caro colega, quero desde já felicitar-te pelo renascimento do teu blogue. Escusado será dizer que encontrarás em mim um leitor fiel, atento e crítico de todas as tuas vozes.
Relativamente a esta experiência que está prestes a começar e que é verdadeiramente nossa, acho que é a fase mais importante da nossa ainda curta carreira universitária. Deixo aqui os meus votos sinceros para que tudo te corra da melhor forma, desejando que adquiras não só toda a experiência necessária para a tarefa hercúlea que se avizinha, como também descubras que ainda há algo que os professores podem fazer no que toca à mudança de mentalidades. É relativamente a este último aspecto que te quero dar uma palavrinha em jeito de comentário à tua resposta ao meu desabafo. Todas as tuas ideias são coerentes e tudo o que disseste ajusta-se à realidade. No entanto, penso que não podemos ser tão derrotistas quanto à realidade. Devo admitir que me perco um pouco na clareza do teu discurso.. Já nao pareces um estagiário a falar, pareces, sim, um professor com muita experiência, sem sonhos para mudar a realidade. É com este apelo que te deixo, sonha até não poderes mais, acredita que um dia o nosso esforço será reconhecido e, mesmo que a nossa sociedade não saiba o que é o saber nem o devido valor que lhe deve atribuir, conforta-te com a ideia que daqui em diante, directa ou indirectamente, teremos uma palavra no futuro das novas gerações, que passarão pelas nossas mãos.. Aos poucos, conseguiremos mudar alguma coisa que, por muito pequena que seja, nos encherá o peito de orgulho e alegria e nós deixará com a certeza de que, apesar de todas as diversidades, escolhemos a profissão correcta.
Um abraço sentido deste teu leitor