quinta-feira, 20 de março de 2008

Fora com elas


O novo Acordo Ortográfico deveria conter um artigo que prevesse a proibição ou o bloqueio tanto oral como escrito de palavras/expressões da língua portuguesa, que, por serem usadas tão indiscriminadamente, moldam as cabeças da sociedade portuguesa, e logo as suas acções, e logo a sua história. Inauguro de seguida uma lista onde também aproveito para incluir palavras que são simplesmente feias a nível estético:
1 - esperança
2 - crise
3 - Deus queira que
4 - transeunte
5 - açambarcar
Aceitam-se mais sugestões.

2 comentários:

Adam Rex disse...

Algumas de que me lembrei:

1. Se Deus quiser (no seguimento da "Deus queira que");
2. Saudade
3. Peço todos os dias ao Nosso Senhor
4. Que o Senhor me leve
5. Pa quanto é que e é?...

Ok, foram mais expressões do que palavras, mas cá ficam. Se me lembrar de mais algumas acrescento

Adam Rex disse...

AH, esqueci-me de referir o uso impróprio de diminutivos, que só aplicados com bom gosto soam bem e acrescentam valor à língua portuguesa. Dou um exemplo verídico:

Entrámos na pastelaria, olhámos para os pães e dissemos que era bom comprarmos queijo também.
Logo uma senhora:
"Sim, compram os paezinhos, com umas 300 graminhas de queijinho e 300 de fiambre, fazem uma sandezinha boa. Não querem levar uns bolinhos também? São fresquinhos!"
Comprámos dois pães, algum queijo e fomos embora.

Pergunto-me se o conselho dela seria muito diferente sem diminutivos...