segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Me no like it (ou comentário em hora tardia e por isso pouco sério)

Nesta hora, a mais horrível da semana, em que uma semana acaba, e em que já me pesa a que amanhã começa, sinto-me, pela primeira vez neste ano lectivo, irremediavelmente perdido. Começo a sentir que não consigo dar conta do recado quando se trata de dar uma aula de nível muito inicial e muito básico da língua. Pergunto-me: Como é que é possível não achar uma maneira de ensinar as horas numa língua estrangeira? Porque é que sinto que tudo aquilo que me passa pela cabeça são só ideias estúpidas, e destinadas ao insucesso e ao ridículo?
Seria tão bom chegar lá e explicar nos 5 minutos verdadeiramente necessários como é que se dizem as horas em Alemão. "Pronto, é assim, meus meninos, é muito fácil. Faz-se assim, 1. Faz-se assim, 2. Faz-se assim,3. E é isto. Próximo tema!"
Porquê gastar 45 minutos? Por outro lado, se é um assunto do mais básico e pouco apelativo, porquê perder tempo a pensar em estratégias melhores para fazê-lo?
Algo tão insignificante, e que, no entanto, me está a tirar o sono, a paciência e a confiança. Porque professor que não sabe explicar (melhor, não sabe como o fazer, ou como o fazer de modo satisfatório para ele próprio) a mais simples das coisas, não pode gabar-se de ser um bom espécime. Ou pode?

4 comentários:

The Perfect Drug disse...

Um professor pode sentir-se bem consigo mesmo quando está no ano de estágio e já recebe "aplausos" de outros que já estão no sistema há muito tempo. Um professor pode gabar-se quando sabe ensinar três línguas. Um professor pode gabar-se de ter gosto pela profissão. Um professor pode gabar-se de ser o mais cuidadoso possível com o que ensina,porque sabe que é o futuro dos alunos que está em jogo.

E de muitas mais coisas um professor como tu se pode gabar. Nós todos já percebemos isso, tu ainda vais demorar?

Ânimo.

siga bandido disse...

das palavras do Ricardo faço as minhas...

Mistral disse...

Tenho duas alternativas:
1. ou parto para o insulto (mas que ----- de inseguranças são essas, meu ------, tás a ------???)

2. Faço circular um abaixo assinado pela internet para subscrever o que mr.perfect drug disse. Acho que recolhia mais assinaturas que na minha campanha contra a elaboração de uma nova constituição.

Aceitam-se mais sugestões.

RicardoRuben (aka Rato) disse...

Rapaz, não te posso falar de experiência pessoal porque não sou nem quero ser professor. Mas posso dar-te um testemunho de alguém que foi espectador. A Helena, no ano de estágio também punha as mesmas questões, também tinha as mesmas dúvidas. O que é certo é que ela é uma excelente professora (e não digo isto por ela ser minha namorada)e tu, por certo, também o serás. Ou já és.
O papel de estagiário é o mais cruel e complicado durante toda a vida académica. O meu único conselho é: Aguenta-te! Ânimo!Vais ver que vale a pena todo o sacrifício. Palavra de namorado de professora!Cheer up!;)